
As suas origens são confusas. Há quem diga que, nesse dia, anda o diabo à solta e, por isso, só a à noite se pode tomar banho. Há quem ligue o banho nocturno a velhos ritos de fim de Verão, cumpridos com diferentes preceitos noutras paragens da Europa do Sul. Este costume resistiu ao turismo. Já não vêm aos bandos, mas continuam a cumprir a tradição. Ao seu lado aparecem hoje novos grupos de banhistas, mais foliões e menos rituais, que aproveitam essa noite para fazerem fogueiras, tocarem violas, assarem chouriço e contarem histórias. À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem os pés. Mas todos festejam como podem o “Banho 29”.
Como forma de relembrar, reviver e preservar esta tradição, dando continuidade a um evento já enraizado na cultura lacobrigense, a Câmara Municipal de Lagos organiza um programa festivo com animação musical, concurso de fatos de banho, animação de praia e o obrigatório banho nocturno, a que se segue o fogo de artifício.
Os artistas convidados para animar esta grande festa são o Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere e o conhecido músico Tino Costa.
Local: Cais da Solaria (Próximo da Praia da Batata e do Forte Ponta da Bandeira).