Festa do “M” (Monchique, Maio, Medronho, Mel e Milho)

No dia 1 de Maio, a Junta de Freguesia de Monchique volta a dar vida às tradições com a habitual Festa do M, a ter lugar no Quintal da sua sede, a partir das 16h.

A Festa do M caracteriza-se pela costumeira prova do Bolo de Tacho e, graças à participação de um crescente número de senhoras (e alguns cavalheiros) que todos os anos disponibilizam para confeccionar e dar a provar os sabores e aromas dos seus inigualáveis bolos, típicos da doçaria monchiquense, tornou-se um dos principais eventos da Junta de Freguesia de Monchique.

A receita deste bolo está associada ao saber da tradição, tal como a sua degustação no Quintal da Junta de Freguesia se associa cada vez mais à de troca de experiências e convívio social, conquistas do Primeiro de Maio que, ao longo dos anos, ajudaram a definir a identidade sociocultural desta freguesia serrana.

Para que este convívio se possa realizar com sucesso, no dia 1 de Maio, pelas 16 horas, a Junta de Freguesia de Monchique conta, mais uma vez, com a sua colaboração, trazendo-nos um dos bolos que tão bem sabe confeccionar. E, porque a nossa memória é a nossa história e dela fazem parte a gastronomia e doçaria tradicionais, a Junta de Freguesia de Monchique convida-o a persuadir amigos e familiares que se queiram juntar a nós nesta iniciativa.

Para além da habitual partilha e degustação de provas de Bolo de Tacho, a iniciativa conta ainda com a animação musical a cargo do jovem artista da freguesia, Marcelo Rio.