Portimão, Arte em Espaço Rural

Entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho, a arte volta a marcar uma presença especial na freguesia da Mexilhoeira Grande, com a 2ª edição de “Portimão, Arte em Espaço Rural” que leva ao interior do concelho, artes plásticas de expressão contemporânea, exposições, concertos de música clássica, master classes de música e Workshops, lançando o convite para uma visita cultural ao meio rural.

Num conceito inovador de expor obras de arte, a Exposição “Ruralidades”, traz até ao meio rural artistas contemporâneos com múltipla disciplinariedade e diferentes formas de expressão, numa abrangência de estilos livres, do figurativo ao abstracto, da pintura à escultura, passando pela gravura.

Este ano será apresentada uma inédita exposição de Land Art, um tipo de arte em que o artista intervém directamente no terreno utilizando os materiais que a própria natureza oferece como pedras, plantas, terra, ramos, numa verdadeira forma de transmitir mensagens e despertar consciências. Outra novidade é a apresentação de obras de Vídeo-instalação, uma expressão de arte-contemporânea onde se junta a disciplina de vídeo e composição musical, alusiva ao mundo rural.

De entrada livre, esta exposição está patente até dia 11 de Julho, na Aldeia de S. José e no Atelier “Oficina de Escultura” em Alcalar, das 15h00 às 19h00, de Quarta a Domingo, e no Centro Interpretativo de Alcalar, de Terça a Sábado, no horário das 10h30 às 13h00 / 14h00 às 18h30.

A Música Clássica tem também lugar neste espaço”rural” com concertos agendados para dia 26 de Junho com a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve (Pólo da Mexilhoeira Grande) na capela da Aldeia de S. José, pelas 17h30; e no dia 11 de Julho, com o Quarteto Concordis, pelas 21h30, na Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande. Estes concertos têm entrada livre.

Esta iniciativa tem também uma forte componente de formação, reforçada nesta edição com um crescente número de Workshops e de Master Classes de Música, orientados por formadores de reconhecido mérito, vertente nesta iniciativa que inclui no seu programa, a realização de um conjunto do Workshops e de Master Classes de Música no Atelier “Oficina de Escultura”, em Alcalar.

Com o intuito de fomentar o conhecimento artístico ao nível das técnicas de gravura e escultura serão dinamizados Workshops de Gravura Solar, nos dias 11, 12 e 13 de Junho, sob a orientação de Maureen Booth, e Escultura em Pedra, nos dias 18, 19 e 20 de Junho, pelo formador Miguel Isla. Por Fim, sob a orientação de Augusto Leite e Hélder Correia, terá lugar, nos dias 10 e 11 de Julho o Wokshop de Xadrez.

Estas actividades destinam-se a jovens estudantes de artes ou amadores interessados em qualquer uma das expressões artísticas e têm uma carga horária variável, consoante o workshop (inf: cuneo.sularte@gmail.com ou www.cm-portimao.pt). As inscrições podem ser feitas até dois dias antes daquelas datas.

Especialmente destinadas a músicos e estudantes de música, estão agendadas as seguintes Master Classes de Música: Introdução ao Jazz, nos dias 19 e 20 de Junho, sob a orientação de Pedro Louzeiro; Guitarra Clássica, nos dias 25, 26 e 27 de Junho, com a formação de Piñeiro Nagy; Piano, nos dia 2, 3 e 4 de Junho que conta com Teresa Brandão como directora artística e do Maestro Álvaro Teixeira Lopes. Estas Master Classes, têm uma carga horária de 12 horas (horários no folheto específico às Master Classes) e a inscrição deverá ser feita até dois dias antes de cada Master Class.

Portimão, Arte em Espaço Rural é uma iniciativa organizada pela associação cultural Cuneo Sularte, e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Portimão.

O convite está lançado para partir à descoberta do mundo das artes no meio rural da Mexilhoeira Grande.